terça-feira, setembro 09, 2008

Chrome e o Fim do Mundo


O mundo vai acabar amanhã, mas a Google achou que ainda assim valia a pena criar um novo browser, mesmo depois de negar por tanto tempo ...

Não criaremos um browser pela diversão de projetarmos um browser

O Chrome, lançado há pouco mais de uma semana, é baseado no WebKit, criado originalmente pela Apple ao portar o Konqueror para o MacOS X e criar o Safari.

Ou seja, é uma longa linha evolucionária, mas o resultado é que se você usar o Konqueror vai obter um resultado muito parecido com aquele obtido pelo Chrome. E o pior é que a versão do WebKit usada no Chrome é antiga e tem vulnerabilidades conhecidas ( e já corrigidas nas versões mais novas do WebKit ). Aí vem a pergunta inevitável: "então para que criar outro browser ?". Pois é, também estou me perguntando isso ...

A própria Google, em seu post no blog oficial, tenta responder isso:

porque acreditamos que podemos agregar valor aos usuários e, ao mesmo tempo, ajudar a dirigir a inovação na web.

Bom, eles podiam fazer o mesmo financiando o Konqueror ou o Mozilla ... Mas espere, eles já fazem isso !

Bom, a resposta também pode vir em outro parágrafo do texto do Google:
Também construímos um engine JavaScript mais poderoso, V8, para atender à próxima geração de aplicações web que não são sequer possíveis com os browsers atuais.

Performance, então ? Hummm ...
Acontece que o tal do V8 tem o mesmo objetivo que o Tamarin, da ... Mozilla ! Não seria melhor ajudar a melhorar aquele engine ( pelo qual o Google já paga, afinal de contas ) a criar um novo engine ( e um novo dialeto ... ) ?

Para quê tudo isso ?
Decidam vocês. Eu já tenho minhas opiniões ... Mas falo disso em outro post.

Mais do Mesmo:

Nenhum comentário: