quarta-feira, setembro 28, 2011

A Guerra das Versões dos Browsers

Acho que já está claro para todo mundo que a Mozilla se rendeu ao Google e deu o braço a torcer: número de versão importa sim, e quanto maior ele for, maior a "qualidade percebida" do seu produto.
A rápida sucessão de versões do Firefox (desde março de 2011 passamos pelas versões 4, 5, 6 e agora 7 -- lançada apenas um mês depois da versão 6) demonstra que a Fundação quer rapidamente alcançar o Google Chrome (que tem apenas três anos de idade e já está na versão 15).
Mas parece que ainda falta algo ...  O Chrome tem um processo de atualização extremanente inobstrusivo, quando você se dá conta já está rodando uma versão nova.
O Firefox, por outro lado, ainda faz uso do processo tradicional.  Abre-se um alerta avisando da nova versão, aí o usuário tem que ir até o site, fazer o download e depois instalar.  Muito complicado e irritante, especialmente em um produto que é atualizado uma vez por mês.
Além do mais, o processo de atualização transparente do Chrome leva vantagem ainda no aspecto psicológico: quem não gosta de se surpreender quando um recurso novo surge do nada?  Ontem mesmo me dei de cara com a nova página de "nova aba".  Mas ao mesmo tempo que adiona recursos, noutras vezes as funcionallidades desaparecem sem a menor cerimônia (a própria página de nova aba mudou de ontem para hoje, tendo a opção Favoritos removida, o que me frustrou um pouco ...).
Mas acho que a reticência da Mozilla em implantar algo assim se deve ao mercado corporativo, onde o browser deles ainda tem muita importância (eu mesmo sou "forçado" a usar o Firefox em algumas atividades do meio dia-a-dia de empregado de multinacional ...).  Pode ser que evitem fazer uso disso por medo de que uma atualização "invisível" simplesmente quebre um plug-in do qual o usuário precisa para viver.  Ao obrigar o cara a fazer o download pode ser que a Mozilla se sinta dividindo a responsabilidade de eventuais problemas ("ué, mas foi você quem atualizou !").
Mas enfim, ainda acho que tem espaço para melhorar.