quinta-feira, abril 15, 2010

NASA Vai Lançar Robô Humanóide ao Espaço

Vídeo muito legal do Robonaut 2 ( ou R2, como ficou conhecido ), o robô desenvolvido em cooperação pela NASA e a General Motors, e que deve ser lançado ao espaço em 16 de Setembro de 2010, a bordo da Discovery, na missão STS-133.



Coincidência ou não hoje eu estava vendo o programa Como Funciona - Robôs no The History Channel, e eles mencionaram o Robonaut 1, o qual teria sido usado, via telepresença, para trocar lâmpadas na ISS. Infelizmente não consigo encontrar nenhum artigo que comprove tal afirmação, mas baseado no vídeo da versão autônoma, parere bastante plausível ...

Mais do Mesmo

sábado, abril 03, 2010

Eu Não Quero um iPad

O iPad, o tablet da Apple
Mentira, eu quero sim.
Mas não entendo todo esse hype que se faz sobre o dispositivo.

Quero dizer, tem gente dizendo que o iPad é revolucionário, que vai matar o PC, que vai mudar a maneira como as pessoas encaram os computadores e tudo o mais, como se pode ver nesse artigo do nunca-antes-contestado Gizmodo.  Eu fiquei tão chocado com a matéria que acabei comentando lá mesmo no site, coisa que nunca havia feito.

Para mim é tudo muito exagerado.  Jesús Diaz, do Gizmodo, diz que a principal revolução do iPad é que ele apresenta uma interface completamente nova:

Em algum ponto durante esta década, você não terá mais bilhões de pastas e arquivos flutuando pela sua área de trabalho virtual ( a chamada "metáfora do desktop" ). Não vai haver mais telas de configurações amedrontadoras. Não precisará de atalhos para tentar dar a volta em limitações e velhas convenções.

Ora, isso tudo é software !  Tanto faz se você usa um PC. um smartphone ou um MP3 player, os arquivos e diretórios estão lá, sempre estarão.  Cabe à interface ocultar as complexidades.  O próprio Windows está fazendo isso, com a inclusão do recurso de "bibliotecas".

Para mim nada no iPad é revolucionário.  Tudo o que ele faz o meu Paml TX, lançado em 2005, já fazia.  Aliás, antes disso, quando a própria Apple tentou o mal-fadado Newton.  Ao invés de um dispositivo revolucionário o que o iPad tem de melhor é um software evolucionário, standing in the shoulder of giants, como se diz ...  Chega de ufanismo.

Mas nada de surpreendente, afinal, para uma companhia que diz que inventou o PC, a interface gráfica, o MP3 player, o smartphone, o celular com touch screen ...  Acho que só não disseram que inventaram a Internet porque o Al Gore já tinha tido essa idéia antes ...

Bom, enfim, hoje é o lançamento da coisa, na sua versão Wi-Fi.

E, só para não perder a piada, segue o review que o David Letterman fez do iPad no Late Show de quinta-feira: