segunda-feira, setembro 22, 2008

A História da Internet

Há duas semanas, nas quintas-feiras às 23:00 Hs, o Discovery Channel vem apresentando um programa genial sobre a história da Internet. A coisa tem o sugestivo nome de Download: The True Story of the Internet ( ou, em português, simplesmente A Internet ).

A série em quatro episódios é apresentada por John Heilemann, renomeado jornalista que já escreveu para a Wired, The Economist e The New Yorker e autor de Pride Before the Fall: The Trials of Bill Gates and the End of the Microsoft Era a respeito dos julgamentos do processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça americano contra a Microsoft.

A série por si só já é muito interessante, mas também é muito legal conhecer algumas das paisagens que formam o Vale do Silício. E é bom finalmente ouvir alguém falar em vale do silício ao invés de silicone ...

Só descobri agora há pouco que o primeiro episódio da série está disponível na íntegra na Internet. O tema deste eposódio é a famosa Gerra dos Browsers.



Os próximos episódios focam no Google, Amazon e eBay e as ferramentas sociais.

Vale a pena !

Preparando o Atlantis

É notícia velha, eu sei, mas não podia deixar de registrar.

O Boston Globe publicou no início do mês uma reportagem com lindas imagens sobre os preparativos do Atlantis para a missão STS-125, prevista para ser lançada em 10 de Outubro com equipamentos para o Telescópio Espacial Hubble. Pela primeira vez a NASA prepara também um segundo veículo, a Endeavour, para o caso de uma missão de resgate ser necessária, numa tentativa de se evitar algo semelhante ao desastre da Columbia em 2003, especialmente porque mais tarde se descobriu que a espaçonave não teria condições de retornar à salvo depois que a sua asa esquerda foi atingida por detritos caídos do tanque de combustível durante o lançamento.

Preparing to rescue Hubble mostra a escala monstruosa dos equipamentos necessários para lançar sete malucos ao espaço.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Que Tal Ciência da Computação em Stanford ?

Saiu no IDG Now: Stanford lança cursos de tecnologia gratuitamente pela web.

A Universidade de Stanford anunciou, nesta quinta-feira (18/09), a oferta gratuita de cursos na área de tecnologia pela internet pelo programa Stanford Engineering Everywhere (SEE).

A princípio, serão oferecidos 10 cursos em três áreas: Introdução à Ciência da Computação, Inteligência Artificial e, em engenharia, Otimização e Sistemas Lineares.

O nome de Stanford por si só deve servir como motivação para muitos de nós ( não preciso citar que foi de lá que surgiram a Sun Microsystems, a Yahoo!, Excite e Google, só para citar algumas ), mas os cursos oferecidos inicialmente já são bastante interessantes: três na área de Ciências da Computação ( Programming Methodology, Programming Abstractions, Programming Paradigms ), três na área de Inteligência Artificial ( Introduction to Robotics, Natural Language Processing e Machine Learning ) e outros quatro na área de Engenharia Elétrica.

A matéria cita ainda que o MIT também está oferecendo cursos on-line. Eu já tinha falado aqui mesmo sobre o curso de mecânica dos fluídos .

Resta saber quando as universidades brasileiras vão seguir o exemplo.

quarta-feira, setembro 17, 2008

Cingapura

A temporada de 2008 da Fórmula 1 já entrou para a história, e ainda falta a estréia de Cingapura ... Primeira corrida de Fórmula 1 à noite, não dá para perder.

O GloboEsporte.com obteve uma simulação em 3D em que Mark Webber e Sebastian Vettel disputam um racha pelo circuíto. Vale a pena.

terça-feira, setembro 09, 2008

Chrome e o Fim do Mundo


O mundo vai acabar amanhã, mas a Google achou que ainda assim valia a pena criar um novo browser, mesmo depois de negar por tanto tempo ...

Não criaremos um browser pela diversão de projetarmos um browser

O Chrome, lançado há pouco mais de uma semana, é baseado no WebKit, criado originalmente pela Apple ao portar o Konqueror para o MacOS X e criar o Safari.

Ou seja, é uma longa linha evolucionária, mas o resultado é que se você usar o Konqueror vai obter um resultado muito parecido com aquele obtido pelo Chrome. E o pior é que a versão do WebKit usada no Chrome é antiga e tem vulnerabilidades conhecidas ( e já corrigidas nas versões mais novas do WebKit ). Aí vem a pergunta inevitável: "então para que criar outro browser ?". Pois é, também estou me perguntando isso ...

A própria Google, em seu post no blog oficial, tenta responder isso:

porque acreditamos que podemos agregar valor aos usuários e, ao mesmo tempo, ajudar a dirigir a inovação na web.

Bom, eles podiam fazer o mesmo financiando o Konqueror ou o Mozilla ... Mas espere, eles já fazem isso !

Bom, a resposta também pode vir em outro parágrafo do texto do Google:
Também construímos um engine JavaScript mais poderoso, V8, para atender à próxima geração de aplicações web que não são sequer possíveis com os browsers atuais.

Performance, então ? Hummm ...
Acontece que o tal do V8 tem o mesmo objetivo que o Tamarin, da ... Mozilla ! Não seria melhor ajudar a melhorar aquele engine ( pelo qual o Google já paga, afinal de contas ) a criar um novo engine ( e um novo dialeto ... ) ?

Para quê tudo isso ?
Decidam vocês. Eu já tenho minhas opiniões ... Mas falo disso em outro post.

Mais do Mesmo: