quinta-feira, março 29, 2007

Homem-Aranha 2.1

Só me faltava esta ...
A 35 dias do lançamento de Homem-Aranha 3 a Sony anuncia oficialmente a comercialização de Homem-Aranha 2.1 ...
A nova versão vem com 8 minutos de cenas inéditas em dois DVDs, com extras nunca vistos e um preview de Homem-Aranha 3.
Eu disse "faltava" porque o meu eu já encomendei ... (-:
Em uma notícia relacionada, o site de Homem-Aranha 3 foi atualizado com versões internacionais. Estas versões possuem exatamente o mesmo conteúdo que a versão internacional, porém traduzido. Não deixe de visitar.

quarta-feira, março 28, 2007

Mais Eclipse 3.3-M6

Então tá, admito: quando vi o texto explicando o recurso Improved min/max workflow na lista de Eclipse 3.3 M6 - New and Noteworthy eu não entendi do que se tratava. Hoje a ficha caiu.
Funciona mais ou menos assim: imagine que você usa as configurações default to Eclipse. Assim você tem painéis à esquerda, abaixo e à direita do editor com diversas views abertas. Se você é claustrofóbico vai rapidamente maximizar o editor, dando um duplo clique na sua aba para que ele ocupe toda a área de tela disponível, mas com isso perderá todas as views. Desta maneira, abrir um novo arquivo ou ver o outline se torna uma infinita e tediosa viagem de ida e volta entre os modos maximizado e normal.
Alguém dirá "ah, isso é fácil de resolver, feche as views menos úteis e transforme as outras em fastviews". Certo, isso ajuda, mas desta maneira parece que o editor sempre está maximizado: isto até que funciona com a view package explorer, mas perdemos todas as vantagens do outline ( especialmente para quem, assim como eu, usa o Mylar ). Sei lá, eu simplesmente gosto de ter o outline sempre visível ...
O novo recurso vem para dar o melhor dos dois mundos. Você pode começar com a configuração default e maximizar o editor. O novo recurso fará com que as views que estavam no painél inferior virem botões na parte inferior da tela; views no painél esquerdo se tornam botões na parte esquerda e views que estavam no painél direito viram botões no lado direito. Clicar em um destes botões traz a view para o primeiro plano, como se ela fosse uma fastview, ou seja, basta perder o foco para que ela desapareça do caminho. Para cada painél existe um botão que torna o painél sticky, visível mesmo com o editor maximizado ( de forma que eu posso ter o editor em tela cheia e o outline abertos ao mesmo tempo, tudo isso sem ter que fechar as views e depois ter que viajar pelos menus para reabrí-las ... ). Um novo clique duplo na aba do editor devolve tudo à configuração default ...
Genial !

terça-feira, março 27, 2007

OVNIs na França

Saiu na Wired: os franceses colocaram na Internet todos os dados que têm a respeito de OVNIs.
As informações, disponíveis em um site especial da agência espacial Francesa ( CNES ) registram 70 anos de avistamentos com detalhes que vão desde desenhos feitos por crianças a relatórios policiais e de especialistas.
A procura tem sido tamanha que o site vive fora do ar por problemas provocados pelo tráfego excessivo. "O site explodiu em duas horas. Nos suspeitávamos de que haveria um certo interesse, mas não com tamanhas proporções", disse Jacques Patenet, líder do grupo de estudos de OVNIs da agência.
Os dados podem ser vistos em http://www.cnes-geipan.fr.

segunda-feira, março 26, 2007

Eclipse 3.3-M6

OK, só para não deixar passar em branco ( como fiz com a M5 e com a M5-eh ... ), aí vai a novidade do final-de-semana: saiu a nova Milestone do Eclipse, a 3.3-M6.
Acho que a grande novidade é o suporte ao Windows Presentation Foundation ( a nova interface do Windows Vista ), disponível em um download separado, mas algumas melhorias no processo de lançamento de aplicações e nas ferramentas de debug para o Java 6 também são bastante interessantes. Veja aqui a lista de novas features.

sábado, março 24, 2007

Linux de Bolso

Essa é nova: o pessoal da Mandriva decidiu criar um Linux que coubesse num pen drive e que pudesse ser executado diretamente do aparelhinho, como se fosse um LiveCD.
O Mandriva Flash é um conjunto Linux + pen drive com 2 GB ( 1 GB ocupado pelo próprio sistema ) e está a venda por R$ 269,00 no site de e-commerce da empresa ( não deixa de ser interessante perceber que o site é escrito em ASP ... ).
Não sei se vale os R$ 269,00, mas que sem dúvidas é interessante carregar um sistema operacional no bolso, ah isso vale ...

sexta-feira, março 23, 2007

Apollo

Putz ...
A grande discussão nestes dias ( pelo menos em um dos projetos em que estou envolvido ) é se o esforço de se desenvolver uma aplicação web vale a pena. Eu, que sou um adepto das aplicações web desde que ajudei a criar um mecanismo de buscas em Perl nos idos de 1997 ( antes mesmo de começar a programar seriamente em Java ! ) acho que este é um caminho sem volta, mas qual não foi a minha surpresa quando descobri os planos da Adobe com a plataforma Apollo: inverter a jogada !
Apollo, na concepção da Adobe, é um ambiente de execução que promete às aplicações desktop os mesmos recursos das aplicações web ( recursos tais como Ajax e Flash, por exemplo ... ). Onde isso vai parar ?

terça-feira, março 13, 2007

Microsoft e a Pirataria

"Se você vai piratear software, pirateie sofware da Microsoft". Esta frase por si só é bastante polêmica, mas agora imagine que ela foi dita por ninguém menos do que Jeff Raikes, presidente da divisão de negócios da Microsoft.
Até hoje o argumento que se usava é o de que uma cópia pirata é o equivalemte a uma venda perdida, mas Raikes é o primeiro na Microsoft a reconhecer que uma cópia pirata pode se converter em uma venda legítima mais tarde.