sábado, setembro 30, 2006

Google Reader com Cara de Bloglines

Uma coisa tem que ser dita: é preciso muita coragem para voltar atrás e admitir que se está errado. O Google fez isto: a velha interface do Google Reader podia ser bonitinha e até considerada um belo feito técnico, mas por mais sofisticada que fosse nunca chegou aos pés da interface muito mais simples mas também muito mais prática que a do Bloglines, outro serviço de agregação RSS, este de propriedade da Ask.com e que vinha seguidamente ofuscando as tentativas do Google de entrar neste mercado.
A nova versão do Google Reader oferece basicamente o mesmo layout do Bloglines, mas vai mais longe, copia até mesmo o recurso My Blog do rival.
Agora vamos esperar pela resposta do Bloglines,

sábado, setembro 23, 2006

Eclipse 3.3-M2

Saiu a Milestone 2 do Eclipse 3.3.
As novidades são quase todas em questões de usabilidade, mas mesmo assim eu achei super-interessante a verificação ortográfica na janela de commit e o melhor tratamento de variáveis duplicadas.
É um arquivo grande, e a concorrência traz a taxa de download para baixo, então talvez valha a pena esperar até que os mirrors brasileiros estejam atualizados ...

sexta-feira, setembro 22, 2006

De Java/SWT para a Web

Eu as vezes fico impressionado com a criatividade deste pessoal ...
Olha só o que os caras inventaram agora: um conversor de código Java/SWT para JavaScript, de forma que aplicativos escritos com base no Eclipse Standard Widget Toolkit podem rapidamente se tornar aplicações ricas para a Internet ( ou RIA, de Rich Internet Applications, como os cara gostam de chamar ).
Dê uma olhada no Java2Script [Java to JavaScript Compiler & J2S SWT Library] 1.0.0 M3, um projeto OpenSource hospedado no SourceForge.
E não esqueça, amanhã sai a Milestone 2 do Eclipse 3.3 ...

terça-feira, setembro 05, 2006

Google Image Labeler

Dias atrás o Google anunciou a aquisição da Neven Vision, uma empresa de reconhecimento de imagens. Embora o propósito anunciado fosse melhorar o Picasa ( software de organização de imagens adquirido pelo gigante das buscas em meados de 2004 ), achei que o objetivo real era aperfeiçoar a ferramenta de busca de imagens.
Hoje descobri que eles estão dando o próximo passo ... O Google Image Labeler tenta arregimentar mão-de-obra gratuíta ao transformar a tediosa atividade de etiquetar imagens em diversão. Você e um parceiro randomicamente selecionado têm noventa segundos para dar curtas descrições para uma série de fotos exibidas em seqüência. Cada um dos dois parceiros pode sugerir quantos labels quiser, mas só vai ficar sabendo o label que seu par usou se porventura escolher o mesmo, ocasião em que os dois são levados para outra imagem.
Assim, com milhares de imagens pré-etiquetadas, fica fácil treinar os softwares do Google no reconhecimento de padrões ... Nada mal ...