terça-feira, dezembro 20, 2005

Tour por Nova Iorque

Usando o Virtual NYC Tour dá para conhecer os mais famosos pontos turísticos de Nova Iorque sem sair de casa. O site mostra um mapa ( do Google Local ) e várias fotos tiradas em cada um dos pontos dos diversos trajetos pré-definidos. É genial !

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Apple Também Tem Medo do Linux

É, eu sei, estou sendo tendencioso, mas não pude resistir quando li esta notícia:
Apple Feeling the Squeeze from Linux?
Sempre me lembro que a Apple e o Linux eram citados como aliados na guerra santa contra a Microsoft. Parceiros com objetivos tão nobres nunca deveriam brigar, não ?
São coisas assim que me fazem pensar no futuro do OpenSource ...
Falo mais sobre isso outra hora.

sábado, dezembro 03, 2005

Falha no Internet Explorer Permite Acesso ao Google Desktop do Usuário

Matan Gillon, um pesquisador de segurança israelense, publicou na quarta-feira uma maneira de, através de uma falha de segurança do browser Internet Explorer, obter acesso a qualquer dado armazenado em PCs que tenham o Google Desktop instalado.
Na descrição da sua prova-de-conceito, Gillon comenta que o problema é provocado por um bug no mecanismo de parse de regras CSS do IE, o que acaba permitindo acesso aos dados do usuário através de JavaScript e uma pesquisa ao seu servidor Google Desktop.
A Microsoft ainda está investigando o problema, e acredita-se que a publicação de um patch é imimente. Embora não envolvida diretamente no problema ( embora uma falha no site Google News também seja usado pelo código de Gillon ), a Google também diz estar preocupada e atenta.
Leia mais no site da ZDNet News.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Busca por Contexto ??!??!

Muito, muito legal isso aqui ...
Clique no link do MoreOverHere e ele fará uma busca nas páginas do serviço Yahoo News baseada na página corrente ...
E ainda há um bookmarklet para você colocar no seu browser e poder disparar a busca a partir de qualquer documento que esteja vendo no momento ...
Talvez não seja lá muito útil ( ou talvez seja, quem vai saber ? ), mas é muito legal !
Agora, porque ele usa a expressão "para quem" quando a página é lançada a partir do meu blog só Deus sabe ...

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Firefox 1.5 em Português

Só para constar, a versão em português do Firefox 1.5 já está disponível para download na nova home-page do produto ...

Firefox 1.5

A Mozilla Foundation lançou ontem oficialmente o Firefox 1.5 ( antes conhecido pelo seu nome-código DeerPark ). As novidades perceptíveis ao usuário final são bem pequenas ( agora é possível arrastar as abas para reordená-las, a janela de opções foi redesenhada, etc. ), mas há profundas alterações que, embora não tão óbvias, são muito importantes: o novo mecanismo de atualização do browser é capaz de baixar patches incrementais, sem que seja necessário fazer download de todo o executável; o mecanismo de atualização dos plugins também foi revisto ( nas versões anteriores extensões atualizadas não tinham como lidar com o lixo deixado por suas versões antigas ); o Gecko, engine de renderização dos documentos, ficou muito mais rápido e eficiente ( e há inclusive um mecanismo de cache que torna a operação dos botões Back e Forward muito mais rápida ); há o suporte inicial à nova tag Canvas, que permite a criação programática de objetos 2D na página, etc.
Há ainda a discreta inclusão da versão 1.6 do JavaScript, com sutís acréscimos na sintaxe para arrays e strings. Para quem desenvolve com AJAX, no entanto, a grande novidade é o suporte nativo ao XML, através da API ECMAScript for XML (E4X).
Com tudo isso o browser ficou ainda mais rápido que o Internet Explorer na execução de DHTML, embora, para quem use computadores mais antigos, a carga seja perceptivelmente mais lenta. Para o usuário final talvez o Firefox não tenha lá grandes vantagens, já que os seus recursos mais inovadores ( ie., JavaScript 1.6, Canvas ) ainda não estão padronizados e não são suportados por outros browsers ( e por isso mesmo ainda não devem ter um uso massivo por parte dos desenvolvedores de sites ), mas para desenvolvedores ele é extremamente útil.
Leia mais detalhes sobre o Firefox 1.5 no site da CNET.